quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Qualquer semelhança é mera coincidência?

Lavoisier foi imortalizado pela seguinte frase: "Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma." Baseada nessa célebre frase, eu me pergunto: E na música...tb nada se cria? Tudo se "transforma" (pra não dizer 'tudo se copia')?

Em tempos de bandinhas coloridas com letras extremamente melosas, rimas fáceis e óbvias, o que não falta é crítica em cima deles. Aliás, crítica que eu também já fiz, por aqui, pois não  gosto deles. Mas uma coisa, há que se admitir (sejamos justos): pelo que eu já ouvi dessas bandas coloridas, não se pode dizer que eles já plagiaram alguém. São letras fáceis, mas são letras deles.

Ao contrário disso, a Banda Strike, que se diz uma banda de Pop Punk, o que pra mim significa algo mais maduro, com boas letras (essa é a MINHA opinião), surgiu com a música A TENDÊNCIA, que é uma crítica à moda musical brasileira...ideia muito boa se fosse original.

Pois é, a ideia não é original e pra mim não passa de um plágio da música "A mais pedida", dos Raimundos, lançada em 1999.

Ok, a 'versão' do Strike é mais moderna, mais adequada aos dias de hoje, às modinhas do mundo da música. Acho que o que o Strike fez foi uma "releitura" da música dos Raimundos, fez uma versão que se encaixa perfeitamente no que anda acontecendo atualmente no cenário musical.
Em 1999, os Raimundos fizeram uma crítica às bandas de pagode, que estavam no auge e recentemente o Strike fez uma crítica aos emos e aos coloridos.

Não vou ser tão cruel e nem quero influenciar ninguém, afinal estou dando apenas a minha opinião...mas acho que imagens falam mais do que palavras e se assistirmos os clipes de cada uma das músicas já citadas podemos perceber claramente que a "coincidência" não está apenas na letra da música, mas também no clipe.

Começando pelas letras:

A MAIS PEDIDA - RAIMUNDOS
Meu cabelo é ruim, mas meu terno é de "lin"
Vou ser seu "salgadin", cê vai gostar de mim
Se eu tocar no seu "radin"
Choro até o fim, só pra rimar com in
Pois se eu ganhar "din din" cê vai gostar de mim
Se eu tocar no seu "radin"
A TENDÊNCIA - STRIKE
Se eu bombar meu site na internet, você vai me amar
Vou tocar no seu rádio até você cansar e na tv vou estar
Serei teu vÍcio.
E eu já choro até
E se não tiver letra é só cantar yeah yeah
Se falta conteúdo vai sobrar mulher,
Sou inútil, mas não sou qualquer
Você vai querer estar comigo
Seguem, agora, as imagens:
Me pergunto, então: a tendência é copiar?
P.S: Postado por @Celle_Nikiti

5 comentários:

  1. ????????????
    A banda strike SURGIU com a musica a tendencia??oO
    corrigindo: a banda strike surgiu em SEU MUNDO com a música a tendencia.

    red hot ja fez um clipe com os mesmos principios e é mais antigo que a de raimundos. e ai ? é plagio tbm? por favor ne? abra a mente (: o que importa é que a música. ou vc acha que as pessoas n podem pensar da mesma forma so pq outra ja pensou?
    e sabe o que acho? que vc esta incomodada é com o sucesso que a música fez. gosto de strike, porém essa não é uma música que esteje em minhas prefiradas. mesmo assim fiquei parada com o que vc disse no seu blog. so tenho uma coisa a te dizer: seja vc, e coloque no seu blog texto sobre coisas produtivas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário do 'Anônimo' acima, que na verdade é a @viajande (no twitter).
    Não, qurida, não me incomodo com o sucesso de ninguém.`Pq me incomodaria? Isso é um defeito de quem não tem talento para seguir adiante com o seu trabalho.
    Talvez vc esteja um pouco incomodada, já que eu falei do Strike, de quem vc diz gostar!! Realmente é difícil aceitarmos críticas sobre nós ou sobre quem gostamos.
    Mas de qualquer forma, muito obrigada pelo seu comentário...todas as opiniões são sempre bem vindas, mesmo que diferentes das minhas. O que vale é respeitar a opinião alheia e eu respeito muito a sua, mesmo discordando da minha!!
    É isso aí, as pessoas são diferentes e pensam diferente!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. sinceramente, pra mim isso que vc escreveu nao foi uma critica.Então nao estou nem um pouco me encaixando sobre o que vc disse sobre eu esta incomodada por acha dificil aceitar criticas. O texto que você fez pra mim, foi um coméntario sobre algo sem pé nem cabeça. somente isso. E pode ter certeza que do mesmo jeito que eu comentei nesse texto seu, que é de uma banda que eu gosto, eu comentaria em texto falando sobre as bandas restart, cine entre outras que eu particulamente nao gosto, mas que vc vinhesse comentando uma coisa sem pé nem cabeça. E como eu disse no comentario anterior seu blog poderia ser melhor, se vinhesse falando sobre coisas produtivas. Porque em todos os texto eu so vi opiniao sua. E pelo titulo dele isso nao bate. Se vc quiser fazer um blog pra expressar o que vc quer dizer sobre musica, otimo! Mas pelo menos mude o titulo para: TODA MINHA OPINIAO SOBRE MÚSICA.
    um outro beijo.

    @viajande

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, mais uma vez, por sua opinião. Lida e respeitada!!
    Você só não percebeu o que está escrito embaixo do título do blog, que é: "A ideia, aqui, é falar do que gostamos e criticar o que não gostamos." Então acho que o que não bate é a sua falta de interpretação com o que lê!!
    O meu blog é pra criticar o que não gosto, sim.
    E eu até gosto do Strike, não tenho nada contra eles, eles tem umas músicas legais, mas dei minha opinião sobre uma música específica e ñão vejo nada demais nisso.
    Respeito todas as opiniões que as pessoas deixarem, aqui, mas nenhuma delas vai mudar a minha.
    Bem, cm vc AGORA já sabe, "A ideia, aqui, é falar do que gostamos e criticar o que não gostamos.". Então quando houver críticas, 'bate', sim, muito bem com TODO o título do blog.
    Bjs e um ótimo domingo pra vc!!

    ResponderExcluir
  5. so pra vc saber que eu li sim a segunda parte do titulo, porem ainda nao concordo que bate com TODO o titulo. mas enfim... boas postagens ai (:

    ResponderExcluir